Quem nunca colocou a culpa de ter uma péssima alimentação na falta de tempo?
"Á eu como no trabalho, no restaurante, na lanchonete, na padaria... Nesses lugares só encontro alimentos gordurosos". Essa é uma frase clássica.
Como em todas as áreas, ter uma vida saudável, um corpo em forma, uma alimentação adequada requer dedicação, diciplina e organização.
A "marmitinha" é uma excelente solução para a vida corrida e sem regras. Sabe aquele hábito das crianças de carregar a lancheirinha? Caso queira ter uma vida saudável, é hora de adotá-lo.
Vale ressaltar que famosas como Cláudia Raia, referência em boa forma, trasportam seus alimentos em meio a vida atribulada que levam.
Para que o transporte de alimentos não se torne um modismo que logo vai ficar no esquecimento, trago hoje dicas preciosas.
Quer mais um incentivo? Seu bolso vai agradecer no fim do mês por não pagar tantas contas das comilanças na rua.
Então, vamos às dicas:
* Planejar com antecedência o que levar, desde a compra no supermercado.
* Reserve um tempinho para o preparo.
*Frutas que podem ser levadas inteiras facilitam o trasporte, não estragam com rapidez e não exigem preparo. (maçã, pêra, laranja, uva, pêssego, nectarina, ameixa, mexerica, banana).
* Saladas completas, que já oferecem fontes de proteínas e carboidratos podem resumir em um único prato as necessidades de uma refeição. (macarrão integral, queijo branco, peito de frango grelhado, atum conservado em água, peito de peru, kani).
* Inserir fruta na salada também é uma ótima opção para consumir a dose diária de frutas e eliminar o desejo desenfreado por doces.
* Para temperar, compre sachês de sal, azeite, mostarda, mel. Hoje se encontra com facilidade em casas de produtos de festa e embalagens esse tipo de alimento. Assim não corre o risco de derramar e fazer sujeira. Além disso não se deve temperar a salada muito tempo antes do consumo pois o alimento perde sabor e textura.
* Prepare sanduíches que podem substituir desde um lanche no meio da tarde até uma refeição principal. Dê preferência aos pães integrais, complete com uma fonte de proteína e salada. Embale em plástico filme para proteger.
* Barras de proteína e cereais são uma boa pedida para lanchinhos rápidos.
* Shakes em sachês podem substituir uma refeição além de serem bem práticos.
* Para trasportar use lancheira e marmita térmica.
A mesma regra vale para sucos, água e chás. Tenha sempre uma squeeze que serve até como lembrete para hidratação.
*Para conservar folhas e vegetais, forre o fundo do pote plástico com papel toalha úmido e depois cubra as folhas também com o mesmo material.
*Cuidado com a higiene de potes, garrafas e lancheiras. O ideal é lavar assim que consumir, mas se não for possível lave ao chegar em casa.
Para quem mora em Guarapari ou região, o shake em sachê (vários sabores) e a barrinha de proteína (em dois sabores) podem ser encontrados no Espaço Vida Saudável da Praia do Morro.
Fotos: Thaiane Gobbi
Publicidade: Espaço Vida Saudável Praia do Morro (aqui)
Complexo Trade Center, loja 48, Praia do Morro - Guarapari (próximo ao Marlim)
Fabiane: 27-98692529
Espero os comentários aqui no blog contando como as dicas ajudaram a mudar os velhos hábitos.
No mais BOM APETITE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário